Inkas
Marketing de conteúdo
Como um blog pode gerar mais negócios para pequenas empresas?

Até certo tempo blogs não faziam parte da estratégia de empresas. Era comum que elas tivessem apenas uma site com informações fixas, geralmente baseadas em história da empresa, missão, valores, produtos, endereço e telefone.

Com as redes sociais algumas destas empresas criaram suas perfis ou páginas e muitas, sem planejamento, apenas publicavam imagens legais ou divulgavam explicitamente seus produtos. Alguns desses conteúdos eram apenas perfumaria e não ajudavam em nada a fechar mais negócios. Ai  veio a diminuição do alcance orgânico e as pessoas que seguiam aquela página nem sempre viam os conteúdos postados e tudo piorou.

Bem, as coisas mudaram um pouco e agora os blogs fazem parte da estratégia de diversas empresas pelo mundo. Blogs são um espaço para falar com seu leitor, potencial cliente ou cliente. É ali que você mostra de verdade quem é, o quanto sabe sobre aquele mercado e o quanto se importa com seu cliente. Em um mundo hiperconectado e com tanta informação, pessoas só vão parar para ver o que você faz se esse conteúdo entregar valor, sem pedir nada em troca.

Você pediria em casamento alguém que conheceu hoje? Então pare de achar que vai vender de cara para um desconhecido sem ele entender primeiro quem você é.

Mas ai alguns segmentos ou pequenos negócios vão logo imaginando que isso não é pra eles, que não tem pessoal pra focar nisso, que deve ser caro, que não sabem como fazer, que não tem tempo. É por isso que eu decidi montar meu negócio focado neste perfil e agora me dedico a oferecer desde a estrutura e configuração do blog responsivo (pronto pra dispositivos móveis) até o conteúdo, além de treinamento e orientações para que o próprio cliente produza e compartilhe conteúdos relevantes com autonomia.

Veja um exemplo de como conteúdo bom ofertado gratuitamente pode entregar valor e gerar negócios:

Blog para pequenas empresas
Blog para pequenas empresas

Neste post de Facebook este cabeleireiro publicou dicas sobre cabelos loiros. Ele gastou tempo para escrever e não ia ganhar nenhum dinheiro com isso. Mas o que acontece quando ele faz isso? O post teve 209 compartilhamentos, 503 curtidas e dezenas de comentários. Este cabeleireiro conseguiu em um único post mostrar o quanto ele entende sobre coloração, ou seja, tornou-se referência, educou o mercado. As leitoras imediatamente o enxergam como alguém confiável para mexer no cabelo delas e vão marcar um horário com ele.

Isso é marketing de conteúdo, aqui feito no Facebook, mas poderia ter sido feito em um blog também, escrito um texto um pouco maior, por exemplo. Isso é vender sem ser explícito, ele não precisou anunciar a coloração dele e o preço, ele mostrou o valor por meio de conteúdo e ao ser uma referência as pessoas não se preocuparão em pagar o que vale.

Um mecânico pode ter um blog, uma página no Facebook ou um whatsapp com dicas sobre mecânica e logo se tornará referência. Um dentista ou médico pode fazer o mesmo com conteúdos da área, que conscientizem, alertem e entreguem valor, conheço um case que fez um teste on-line para o usuário descobrir se tinha algum problema na coluna e foi sucesso!

Este é só um exemplo sobre como o conteúdo é uma excelente estratégia para gerar negócios. É o que podemos fazer por sua empresa. Não importa a área, sempre existem formas de trabalhar conteúdos relevantes para seu público.

Flávia Gamonar
posts 74
words/post 1535
media 176
comments 1
visits 114108

Leave a Comment

Name*
Email*
Website