Inkas
Cursos
Workshop: Como planejar e desenvolver produtos com métodos ágeis, em SP

Durante vários anos eu entendi que era necessário um jeito mais fácil para planejar e desenvolver projetos, de forma que rapidamente fosse possível organizar ideias de forma clara, comunicá-las, alinhá-las e partir para o desenvolvimento, seja de um software, de um aplicativo, de um blog, de um website ou de um infoproduto.

Pessoas tem ou buscam boas ideias o tempo todo, mas muitas vezes erram ao começar a desenvolver o projeto sem planejamento e sem adotar uma metodologia que garanta o sucesso.

Durante algum tempo eu trabalhei com metodologias tradicionais em uma empresa de software, gerenciei grandes clientes e pude ver na prática o quanto era difícil progredir sem antes fazer milhares de reuniões e produzir documentos extremamente extensos antes de começar a desenvolver. Foram várias as vezes em que depois de tudo isso o cliente mudou tudo e o projeto teve seu escopo, prazo e custo prejudicados.

Foi ai que eu fui atrás de soluções, estudei muito e tirei minha certificação como CSPO, ou seja, como product owner.Um dos papeis de uma “metodologia ágil” (na verdade um framework), o Scrum. Scrum tem sido usado em diversas empresas por todo o mundo para guiar desenvolvimento de software e promover ambientes colaborativos entre equipes, baseados em entregas frequentes de incrementos de softwares, que levem valor ao cliente e sem precisar produzir extensas documentações. Diante de seu sucesso, o Scrum agora está presente em outras áreas que vão além do desenvolvimento de software. Eu mesma o utilizo para gerenciar projetos de uma equipe de software envolvendo websites, blogs, infoprodutos e produtos e tem sido um sucesso.

No meu mestrado aprofundei o estudo tanto do Scrum quanto de ferramentas e técnicas complementares que podem ser associadas e que garantem um produto de sucesso sem enrolação. Hoje ministro a disciplina de métodos ágeis em uma universidade de Bauru e sou pesquisadora da área.

Nas últimas semanas publiquei por aqui vários artigos sobre este tema e muitas pessoas me disseram que realmente estavam buscando mais informações sobre isso.

Como o universo de desenvolvimento de produtos e projetos está muito ligado ao mundo dos negócios e do marketing, tratei de associar tudo isso para elaborar um workshop presencial que vai ajudá-lo a desenvolver produtos incríveis sem perder tempo ou ter prejuízos. Muitas pessoas me pediram para fazê-lo e então este será um momento especial no qual aprenderemos diversas técnicas e estratégias para planejar, desenvolver e enfim lançar produtos de sucesso.

Este será um workshop de 8 horas, presencial e que pode ser feito por qualquer pessoa interessada em obter sucesso no planejamento de produtos e projetos, sejam eles quais forem, em qualquer hora. Não é necessário nenhum conhecimento prévio e o curso atende tanto iniciantes quanto avançados. Os estudantes e profissionais que vão se interessar por ele são os da área de negócios, design, desenvolvimento de software, TI, projetos, marketing, entre outros.

Apresentação do workshop:

Workshop: Como planejar e desenvolver produtos com métodos ágeis
Neste curso você verá técnicas para gerar ideias, construir visão e modelo de negócios de produtos e administrar seu ciclo de vida, além de aprender conceitos sobre Scrum e Kanban, bem como tudo o que funciona ou não funciona no processo de desenvolvimento de produtos de software. Este workshop tem um caráter prático e os alunos desenvolverão projetos utilizando as técnicas e ferramentas apresentadas.

Justificativa:
Uma das principais causas de falhas em projetos de produto é a falta de planejamento. Quando surge uma ideia ou o cliente pede um produto, apenas começar a desenvolvê-lo não é suficiente e não garante seu sucesso.  Antes de tudo é preciso definir a visão do produto, seu modelo de negócios e planejar sua evolução por meio da estruturação de releases. Este processo complementa a utilização de metodologias para gerenciamento de projetos ágeis usando Scrum e Kanban.

Objetivos:
Geral: Planejar e gerenciar projetos de desenvolvimento de produtos, infoprodutos, websites e blogs

Específicos:

  • Gerar ideias a partir de técnicas e brainstorming;
  • Conhecer ferramentas e processos para definir visão de produto, seu modelo de negócios e ciclo de vida;
  • Estudar metodologias ágeis Scrum e Kanban;
  • Planejar em equipe um projeto na prática utilizando os conhecimentos adquiridos.

Programa de aula-conteúdo:

  • Táticas para geração de ideias
  • Identificação de nichos: o conceito da cauda lauda
  • Análise SWOT e outras técnicas
  • Elaboração de visão de produto
  • Estruturação de modelos de negócios utilizando BMG Canvas
  • Técnica Roadmapping para evolução do produto e gerenciamento de ciclo de vida;
  • Métodos ágeis Scrum e Kanban: principais conceitos, regras, papeis, artefatos e cerimônias.

Informações:

  • Sábado, 23/01/2016, das 9h às 17h30h (1h de almoço), em São Paulo-SP
  • Local a definir (conforme a demanda)
  • Inclui Coffee breaks e material em PDF
  • Valor R$275,00 (poderá ser pago no cartão de crédito)
  • Quantidade mínima para fechar turma: 20 alunos e máximo 24.

 

Pré-matrícula:

Se você tem interesse e deseja fazer este workshop, faça sua pré-matrícula clicando aqui. Por enquanto não será necessário fazer nenhum pagamento, pois quero entender a demanda para reservar a sala. Você receberá informações por e-mail.

Flávia Gamonar
posts 74
words/post 1535
media 176
comments 1
visits 114120

Leave a Comment

Name*
Email*
Website