skip to Main Content

FG Educação Corporativa lança serviços para desenvolvimento em tecnologia de profissionais em empresas

Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, Brasscom, até o ano de 2024, o Brasil precisará de 420 mil profissionais de Tecnologia da Informação (TI). No entanto, são formados apenas 46 mil profissionais por ano. O levantamento também aponta quais serão as áreas exigidas para aquelas 420 mil novas oportunidades em tecnologia. Uma em cada quatro, serão demandadas em atividades relacionadas à internet das coisas. Outras 45,3 mil, ou 11% da demanda projetada, são para a área de segurança. Enquanto 40,7 mil postos serão exigidos por atividades de Big Data e Analytics. O segmento de computação em nuvem, com 24,8 mil vagas novas em cinco anos.

Esses dados deixam claro que os profissionais de tecnologia estão cada vez mais escassos e também valorizados no mercado. Entretanto, conseguir formá-los e contratá-los não têm sido o único desafio.  Em um cenário cada vez mais plural, em que áreas de uma empresa se aproximam e conversam mais entrei si, tecnologias e suas aplicações precisarão ser dominadas por todos que atuam no negócio. Ou seja, prover informações úteis e objetivas para aqueles que tanto buscam o primeiro contato, como desejam adquirir um conhecimento conciso sobre o assunto para falar com propriedade dele.

“Em meu dia a dia profissional vejo que cada vez mais profissionais precisarão dominar bem os termos que abordam. Se uma empresa tem uma super tecnologia como produto, não basta mais que apenas quem atua diretamente na área de tecnologia entenda do assunto. Se alguém do marketing dessa empresa vai falar em um evento, precisa saber realmente do que está falando. Se um recrutador do RH vai fazer um processo seletivo, precisa entender o que está pedindo e como vai entrevistar esse candidato. Não dá mais para levarmos adiante termos tecnológicos bonitos, mas que sequer temos ideia do que eles realmente significam na prática”, destaca Flávia Gamonar, fundadora e consultora da empresa.

Portanto, não basta ampliar ações que formem profissionais de tecnologia, mas que pemitam entender e conversar sobre tecnologia de forma didática e simples. Por exemplo, o que é inteligência artificial? Muita gente fala sobre isso, mas na prática não entende de verdade o que ela possibilita e até fantasia demais sobre suas possibilidades. Como uma máquina consegue aprender? Como gerar insigths a partir de dados? São curiosidades que as pessoas que não são dessa área têm e, muitas vezes, no dia a dia estão envolvidas em empresas que trabalham com essas soluções, mas não entendem muito bem o que elas entregam no final do dia.

Considerando esse cenário, a FG Educação Corporativa incluiu em seus serviços a expertise de profissionais especialistas em tecnologia para prover serviços à empresas, como consultorias, palestras e treinamentos. “Com essa expertise passamos a atender empresas com demandas de aperfeiçoamento e desenvolvimento de seus profissionais que não são de tecnologia, mas que podem se beneficiar dela em seu dia a dia profissional, ou ainda,  recém-contratados que precisam continuar se desenvolvendo depois da contratação em cargos de tecnologia, por conta da escassez desses profissionais no mercado. Na prática, não vamos competir com serviços e soluções realmente especializados, que visam formar profissionais técnicos para atuar na área, como cursos de graduação e pós-graduação, por exemplo, mas ser a ponte entre a tecnologia e outras áreas da empresa”, complementa Flávia Gamonar.

 

Palestras para desenvolvimento em tecnologia de profissionais e consultorias para empresas

Para garantir que todas as áreas da empresa compreendam plenamente termos técnicos e potenciais de suas tecnologias que envolvem inteligência artificial, análise de dados, aprendizado de máquinas, redes neurais, ciência de dados, entre outros, palestras e treinamentos ministrados por profissionais da área são essenciais. A FG Educação Corporativa apostou em trazer para seu time profissionais acadêmicos com visão de mercado, transformando conteúdo técnico em didático e promovendo educação e aperfeiçoamento de colaboradores de empresas.

Desenvolvimento de profissionais de diversas áreas em Tecnologia e Análise de Dados

Profissionais de diversas áreas podem se beneficiar em suas funções a partir de letramento digital e cursos básicos relacionadas à área de Computação (para quem não é desta área), dessa forma, estarão aptos a entender conceitos como básicos de Inteligência Artificial, Programação, Machine Learning, redes neurais, análise de dados, etc, que têm se tornado comuns em seu dia a dia de trabalho, em ambientes cada vez mais interdisciplinares. A FG Educação Corporativa desenvolve esses profissionais (leigos em tecnologia), por meio de treinamentos personalizados para empresas.

Aperfeiçoamento e acompanhamento de profissionais recém-contratados

A escassez de profissionais de tecnologia no Brasil tem levado empresas a contratar profissionais sem formação ou experiência ideal, como uma aposta para seu desenvolvimento posterior após contratação. Aulas e trilhas personalizadas de aprendizado indicadas por um professor especialista em Ciência da Computação ajudarão empresas a formar e desenvolver esses profissionais depois de contratados.

Para saber mais: [email protected]

 

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top